2013/06/03

Revolução a Decorrer

Cá no nosso cantinho e em todos os outros. Não pode ser de outra forma.
Na Turquia está a acontecer uma revolução. Ainda não tem esse nome, chamam-lhe protestos. Chamam-lhe manifestação. O que está a acontecer é uma revolução. 
A população não aguentou mais a repressão, os cortes na sua liberdade - inclusive a de expressão.

A construção de um centro comercial que exigia a demolição de um parque foi a gota de água. 

Há quatro dias que os manifestantes estão em confrontos com uma polícia que dispara balas de borracha directamente para cara das pessoas, para a casa das pessoas; que espanca violentamente com cassetetes; que atira gás pimenta e as embalagens dos mesmos na cara das pessoas; que empurra com canhões de água, pessoas para o mar, durante a noite. 

Esta polícia não defende a população, antes ataca ferozmente quem ousa levantar a voz. 

"estamos a fazer isto porque temos medo. Estamos fartos de ter medo. Estamos fartos de ter medo de falar, de beber uma cerveja à noite, temos medo do nosso próprio governo" dizia um estudante num video que colocou no Youtube com o intuito de que espalhasse a palavra e o que verdadeiramente se está a passar na Turquia. 

Esse mesmo estudante também dizia que no momento que gravava o  video estava cheio de medo que lhe entrassem porta dentro e o levassem preso como a tantos outros que ousaram falar a verdade em voz alta: jornalistas, militares, estudantes universitários como ele. 



Acrescento - queria deixar o link do video, mas aparentemente sumiu-se do facebook sem deixar rasto. Não está no meu mural, nem no mural a partir do qual eu partilhei. 

Sem comentários:

Enviar um comentário