2009/01/20

alguém me explica # 34576

ouvi ontem na televisão e ainda não consegui apagar do meu cérebro.
como é que alguém usa, publicamente, a expressão: "sem pedir batatinhas a ninguém" e continua a ser levado a sério.
a sério? como?

5 comentários:

  1. Haja liberdade de expressão

    ResponderEliminar
  2. Entao e tu, ja viste como falas?Qual a diferença entre dizer uma coisa publicamente na televisao e dizê-lo publicamente num blog? Deve ser so em termos de audiências, porque o principio é o mesmo.

    E se falassemos todos como nos "tempos de sua majestade", que piada teria? Sao as expressoes vernaculares, populares e até obscenas que caracterizam e distinguem um bom escritor de um mediocre. Ha uma grande diferença de "carga dramatica" entre dizer por exemplo "Atiramo-nos esganados ao pescoço um do outro e dei-lhe ca uma esfrega" de "fizemos amor intensamente".Qual é no fundo mais intenso, mais dramatico? Penso que a resposta é obvia.

    ResponderEliminar
  3. Tu sabes quem sou - tem razão nalguns pontos que refere, no entanto há uma diferença grande entre fazer discursos na televisão e escrever um blog pessoal sem maior ambição que essa: escrever um blog pessoal. O princípio não é mesmo.
    Um bom escritor não tem de apelar ao vernáculo ou ao "obsceno", como diz, para ser bom. Pode fazê-lo por opção, mas não é uma condição. Eu sou defensora da expressão popular e do linguajar característico, ando inclusivé a fazer um levantamento (mental) de expressões da zona onde resido actualmente.
    É provável que a pessoa que proferiu a expressão a que me refiro no blog, o faça perfeitamente consciente do que está a fazer e com objectivos muito precisos, não duvido. Permita-me que o refira como curiosidade e que ache graça.

    Camolas - pois Camolas, Viva!

    ResponderEliminar
  4. Ana, quando se escreve um "Blog pessoal" como dizes, nunca é no intuito de ser so "pessoal", mas sim de partilha-lo sempre com os outros, ainda que so se tenha noçao disso de uma forma subconsciente, o que parece nao ser o caso, porque incitas as pessoas a tecerem comentarios neste teu "blogue pessoal", o que acho muito bem.Que piada teria, se fosse um monologo? Nenhuma.

    Quanto ao "linguajar" vernacular, estou de acordo quando dizes que nao se é so bom escritor quando se é "obsceno", claro. Ha optimos escritores que escrevem lindamente e nunca proferiram um palavrao e outros que so dizem asneiras e que sao mediocres, grosseiros e vulgares. Por exemplo, o autor do blog "So tenho vontade de cobrir" fala palavroes, mas é um grande escritor.Naturalmente também haverao escritores mais "comedidos" que nao têm talento nenhum e outros igualmente "comedidos" que têm um talento fora de série.

    ResponderEliminar
  5. Tu sabes - claro que ao escrever um blog a ideia é partilhá-lo, senão guardava o que escrevo numa gaveta (o que não quer dizer que não tenha gavetas cheias à mesma). Claro que gosto que comentem e de responder aos comentários. gosto de receber o feedback, como qualquer outro, também tenho um ego que precisa de alimento. O que não quer dizer que seja esse o objectivo principal. Até porque não é um blog muito comentado, há truques para o conseguir e não os uso, porque não é, como já disse, o meu objectivo.

    Quanto à outra questão, era exactamente aí que queria chegar: um grande escritor tem alternativa, não usa os palavrões ou um discurso completamente hermético para ter sucesso. Quanto ao que me levou a escrever o post: é óbvio que a pessoa que proferiu a expressão a que me refiro, o faz com uma intenção clara: atingir um determinado público. E consegue-o. Parece-me uma estratégia de tão baixo nível que me causa alguma estranheza passar em branco, sem que ninguém o comente. Mas isso sou eu que sou uma tipa esquisita.

    ResponderEliminar