2008/12/24

E o menino jasus, continua nas palhas deitado nas palhas estendido?!

Fico deprimida no Natal. Não compro prendas para quase ninguém (a minha situação de trabalhadora a recibos verdes iliba-me de uma série de responsabilidades, eh eh eh).
Mas não é por isso que fico deprimida.
É idiota andarmos armados em bonzinhos durante quinze dias por ano. É idiota enfeitarmos a casa e as janelas. Gastarmos fortunas em electricidade e enfeites. É idiota as cidades enfeitarem-se. Gastarem fortunas em electricidade e enfeites. É hipócrita descarregarmos a consciência comprando uns postais da Unicef que não vamos mandar a ninguém. É idiota arrancarmos não sei quantos pinheiros da terra para durarem 1 mês num vaso.
É estúpido atropelarmo-nos, sermos mal-educados, arrancarmos coisas das mãos das outras pessoas na loja que está em saldos.
Vendem-nos o Natal como a época do amor. O amor medido em tamanho e quantidade de prendas que oferecemos. Mesmo que a pessoa não goste do que lhe damos, é importante que seja vistoso e que a pessoa perceba que gastámos algum dinheiro no bibelot pavoroso que dá com o napron pavoroso do Natal passado.
E o Natal que vinha nos livros que quando eu era pequenina (há muitos, muitos anos)? Sempre fui privilegiada. Sempre tive prendas. Sempre quis prendas. A parte mais importante do Natal sempre foi a meia noite e a confusão de papéis e estaria a mentir se dissesse que o importante era a reunião da família, até proque sempre vivemos uns ao pé dos outros e estavamos juntos quase todos os fins de semana. Mas agora estou mais crescida. Já olho um bocadinho mais à minha volta (ou pelo menos faço por isso).
E hoje, dia 23 de Dezembro, véspera da véspera de Natal, dia em que me meti num centro comercial e vi centenas de pessoas às compras (incluindo eu, que pouco comprei, mas andei por lá a fazer número) vi o telejornal da RTP e entre as falências das fábricas, os ordenados em atraso, as poupanças das pessoas que foram ao ar em manigâncias de prestigiados gestores financeiros, diz-se que o número de cães e gatos abandonados está em forte crescimento. A seguir imagens do canil de Cantanhede e que olhos tão tristes e assustados. E que corpos tão encolhidos, rabos tão escondidos entre as pernas. Vão começar a abater os mais velhos, que têm menos hipóteses de vir a ser adoptados, para que haja lugar para os mais novos.
E hoje, véspera da véspera de Natal, fui ao Refogado e Hortelã (uma das minhas leituras favoritas dos últimos tempos) e leio isto. E ao saber que coisas destas acontecem, pergunto eu: Onde é que está o Natal e o Menino Jesus? O Pai Natal está em todo o lado, mas e o Menino Jesus, anda onde?!

7 comentários:

  1. O Natal é das crianças e para as crianças que ainda não foram contaminadas pelos valores merdosos dos adultos.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Concordo contigo na iluminação das cidades, nos noticiários, que giram sempre á volta do mesmo tema, nesta época Natalícia e nas fortunas que as pessoas gastam na iluminação dos seus jardins. O que eu gosto do Natal é da reunião familiar, da alegria dos mais pequenos ( porque eles ainda acreditam no Pai Natal ), e claro das sobremesas. Postais ainda não comprei....geralmente só envio para uma amiga, porque recebo um postal dela desde os 6, 7 anos e é uma pessoa que me envia todos os anos. beijos e um bom Natal para ti, na companhia dos teus familiares, ou Amigos. As melhoras! Nuno Medon

    ResponderEliminar
  3. Só eu sei a "pancada" que levei por defender que era um disparate as luzinhas de Natal....
    Sobre o resto, concordo contigo!
    Beijinho de .... bom dia 25!

    ResponderEliminar
  4. Mas que negativismo! Até não parece vir de um Gémeos!

    Certo, tens razão em muito o que dizes. Mas devíamos de realçar mais o que o Natal significa: alguma Paz. Não a Paz toda, mas pelo menos alguma.

    Também sempre tive prendas, e até há bem poucos anos estava metido no meio do "barulho" natalício. "Autoexcluí-me", por bem, ou por mal.

    Há muitos anos, foram os meus pais a proporcionar um bom Natal para nós (4) filhos. Muito mais tarde, com o nascimento da minha filhota, fiz (fizemos) o mesmo por ela. Hoje, é com bastante ternura que vejo que a minha própria filha tenta tornar o meu próprio Natal no melhor possível!!

    ResponderEliminar
  5. Ana, primeiro, o menino Jesus ja cresceu e nao esta mais deitado nas palhinhas. Depois, percebo perfeitamente porque ha tanta gente que nao acredita em Deus face à desgraça que existe no Mundo.Mas deixa-me dizer-te uma coisa que nao sabes - A desgraça que existe nao é provocada por Deus, mas por espiritos malignos (demonios) que têm como tarefa dar cabo da vida das pessoas-Com doenças, acidentes inesperados, problemas afectivos, etc.Toda a espécie de porcarias. Claro esta, que quando a pessoa se vê numa situaçao destas desesperante, recorre ao bruxo e este também a maoir parte das vezes nao sabe que ele proprio é usado e enganado pelos espiritos.Por isso, as pessoas quando vao ao bruxo ficam muito impressionadas porque dizem que ele conhecia a sua vida de tras para a frente.Pudera, os demonios conhecem a vida das pessoas.A porra é que como sao invisiveis, a gente nao os vê e é pois, dificil de acreditar.Mas é por isso é que existe a Biblia, onde tudo isso esta explicado. La diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para desfazer as suas obras e trazer vida a vida com abundância.

    Ora quando uma pessoa começa a voltar-se para jesus, a vida desta pessoa começa a estar protegida e ela nao sofre mais com acidentes, doenças, aquilo a que ela chama de "azares" e que nada mais é senao a influência dos espiritos naquela vida. Em Salmos 91 fala sobre isso, que Deus da ordens aos anjos para protegerem aquela pessoa que anda na presença de Jesus.Ha uma igreja séria que tem um site, onde podes perceber ais sobre isto.E a igreja Mana -www.igrejamana.com.

    Nao entres noutra igreja, porque ha muitas que so querem roubar as pessoas, sao uns sacanas.Mas a Mana é uma igreja decente, que como faz o que Jesus fazia, tem o poder de mudar a vida das pessoas.

    Nao te importes se o teu pai é ateu, se a tua mae nao quer nem ouvir falar, se a tua irma goza com a idéia, borrifa-te nisso tudo.Tu és uma miuda à maneira e mereces ser feliz.

    ResponderEliminar
  6. camolas: e ainda existem?!

    nuno - já vai tarde, mas... espero que tenha corrido tudo bem.

    h - o pessoal gosta de ver as luzinhas.... fazer o quê?!

    zig - deve ser o que chamam o "ciclo da vida"... lol...

    ts - sei perfeitamente que o que de mau existe no mundo não é obra de Deus, mas também não acredito que seja dos demónios (ou espíritos malignos) ainda por cima invisiveis. Não querendo ser simplista demais, começo a acreditar que a maldade ou os males do mundo, têm apenas dois pilares fundamentais: dinheiro e poder. E é à volta destes que o mundo gira. A bem ou a mal.
    É o homem, com todos os defeitos e virtudes, que constrói e molda o mundo tal como ele é. Com o que tem de bom (e tem) e com o que tem de mau (que tem e muito).
    Acredito que ao "voltar-se para Jesus" a vida de uma pessoa possa melhorar. Acho que será mais fácil encontrar explicação, algum conforto e justifição para acontecimentos da nossa vida se houver alguém que "vela por nós" que sabe o que está a fazer e que escreve direito por linhas tortas. Ao desenvolver uma fé, seja ela qual fôr, a pessoa vai sentir-me mais confortada. Talvez até menos responsável pela vida que leva. E isso naturalmente aumenta a auto-estima, e está cientificamente provado que ao sentir-se bem consigo, uma pessoa se torna muito mais feliz.
    Há igrejas que de facto se aproveitam das fragilidades humanas. Do desespero.
    Se a sua não é assim, ainda bem. Fico feliz. Se apenas pretende difundir a fé e tornar as pessoas mais felizes, acho óptimo.
    Não condeno ou crítico crenças e/ou religiões. Critico fundamentalismos, sejam eles quais forem. Não sou religiosa e ainda assim sou "uma miúda à maneira". Procuro ser fiel aos meus princípios e caramba se é difícil. Quero ser como imagino que posso ser. E todos os dias são uma luta. E às vezes resvalo. Porto-me mal. Sou humana e claro, carregada de defeitos.

    ResponderEliminar
  7. Ana, a maldade e os males do mundo nao fazem parte da essência do ser humano. A nossa essencia é boa. Por isso é que nos comovemos com o sofrimento alheio, seja de uma crianca abandonada, uma bomba que matou toda uma familia, um velho que morreu de frio na calcada.

    Se o Homem é naturalmente bom, porque é que tantas vezes é tao cruel? Porque ha uma influência maligna ali. Porque é que os policias sabem de tantos casos de gente sem cadastro que de um momento para o outro desataram a matar pessoas? Ainda a semana passada na Bélgica um puto de vinte anos , sem passado, irrompeu por uma creche adentro, matou dois bebes que dormiam tranquilos e uma funcionaria. Remeteu-se ao silêncio e quando falou disse que tinham sido "vozes" dentro da sua cabeca que o impeliram a tal.Naturalmente, foi considerado louco. Mas ele nao é louco, mas sim ha na sua vida uma influência maligna. Se as pessoas tivessem conhecimento que o mal espiritual existe, os psicologos e psiquiatras ficavam no desemprego, porque a maior parte das pessoas o que tem é um problema de origem espiritual.Que nenhum psy consegue resolver. Os psys tb. a maior parte deles têm problemas sérios.
    Porque é que muitas pessoas de repente se suicidam? Pela mesma razao.

    Porque é que pessoas boas sofrem muitas vezes mais que as outras e só têm acidentes a torto e direito? Pela mesma razao. O mal espiritual nao poupa ninguém.

    Porque é que muitos vivem sem norte, mudando constantemente de rumo de vida, sao instaveis e nunca se sentem bem em lado nenhum? Pela mesma razao.

    Nao é o bruxo que tem poder para desfazer esse mal, mas um só nome - Jesus. Esta escrito, nao fui eu que inventei a "polvora seca". Milhoes de pessoas no mundo comecam a ter consciencia dessa verdade e as suas vidas comecam a mudar.
    www.igrejamana.com

    Um beijinho grande para ti e tudo de bom na nova casa

    ResponderEliminar