2008/12/02

Don Mclean


Nasceu em Nova York a dois de Outubro de 1945.
A paixão pela música cedo se apoderou dele: na adolescência comprou a sua primeira guitarra e a irmã pagou-lhe as aulas de ópera. Aos 16 anos tinha a certeza do que queria fazer da sua vida e começou a fazer contactos com editoras Durante anos tocou em bares e festivais, sozinho e com outros, mas viu-se sempre como um trovador. Em 1968 terminou um bacharelato em administração, mas recusou o convite para seguir os estudos. Preferiu tornar-se o cantor residente do Cafe Lena. Um ano depois tornou-se membro dos Sloop Clearwater e juntamente com Pete Seeger percorreu a costa atlântica durante o Verão. Nesse mesmo ano, gravou o seu primeiro disco: "Tapestry". Enquanto gravava a faixa And I Love You So (belíssima), as manifestações dos estudantes faziam-se ouvir dentro do estúdio. O sucesso chegou com o tema American Pie que dava nome ao seu álbum de 1971. O que viria a ser um enorme sucesso de oito minutos e meio, a primeira vez que foi tocada em público não obteve grande reacção, mesmo tendo convidado uma rapariga bonita do público para lhe segurar as muitas páginas da letra enquanto tocava, o público foi-lhe perfeitamente indiferente. Ninguém podia desconfiar que estava a ouvir a que viria a ser uma das mais conhecidas canções de sempre.
American Pie
foi, e ainda hoje é, analisada verso a verso, para tentar descodificar o que tudo quer dizer. Don Mclean sempre se recusou a dar explicações chegando mesmo a dizer que "American Pie significa que eu nunca mais vou ter de trabalhar se eu não quiser." O segundo single: Vincent, chegou ao primeiro lugar no Reino Unido e a 12º nos E.U.. O álbum manteve-se em 1º no Reino Unido por 7 semanas em 1972 e manteve-se na tabela por 53 semanas consecutivas. Os anos de treino de concertos em cafés e clubes compensaram, porque quando chegou ao Albert Hall em 1972, tinha um concerto magnífico para oferecer a uma plateia completamente esgotada. Concerto esse onde, para além dos seus próprios temas, tocava canções de duas das suas grandes referências: Buddy Holly e Frank Sinatra. Com todo o sucesso do segundo álbum, reeditaram o primeiro que donde se destacaram os grandes sucessos: And I Love You So e Castles in the Air (das minhas favoritas). 1973 foi um ano de grande sucesso para Mclean: Perry Como gravou And I Love You So e foi nomeado para um Grammy, que seria ganho por: Killing Me Softly With His Song, interpretada por Roberta Flack, mas escrita por Norman Gimbel e Charles Fox depois de Lori Leiberman ter assistido a um concerto de Maclean em Los Angeles. Em 1975, Don Mclean teve 85 mil pessoas a assistirem ao seu concerto no Hyde Park em Londres. Em 1978, novo sucesso com Crying. No início dos anos 90: Since I Don't have You (que seria depois aproveitada pelos Guns n'Roses no seu álbum de 94, Spaghetti Incident?), uma nova gravação de Castles in the Air e It's Just the Sun. Em 1992, canções que não tinham sido ainda editadas ficaram disponíveis juntamente com novas gravações de Vincent e American Pie. Em 1996 a versão dos Fugees de Killing me Softly foi um dos maiores sucessos do ano. Em 1997 fez, segundo o próprio, uma terceira tentativa de regressar à carreira com um aparição no concerto de Garth Brook no Central Park (para 500 mil pessoas), a primeira teria sido com a reedição de Vincent, a segunda com Crying. Na passagem de ano de 1999/2000 Don Mclean tocou o American Pie para o Sr. Clinton em Washington. Em 2000, Madonna gravou uma versão do grande sucesso American Pie e chegou aos tops do mundo inteiro. Este facto tornou possível e quase obrigatória uma edição de um Best of Don Mclean que lhe permitiu entrar no top-30 pela primeira vez em 20 anos.
"Madonna is a colossus in the music industry and she is going to be considered an important historical figure as well. She is a fine singer, a fine songwriter and record producer, and she has the power to guarantee success with any song she chooses to record. It is a gift for her to have recorded 'American Pie.' I have heard her version and I think it is sensual and mystical. I also feel that she's chosen autobiographical verses that reflect her career and personal history. I hope it will cause people to ask what's happening to music in America. I have received many gifts from God but this is the first time I have ever received a gift from a goddess."
Don McLean
3 Anos depois, George Michael decide gravar uma versão de The Grave como protesto contra a Guerra no Iraque.
“I am proud of George Michael for standing up for life and sanity. I am delighted that he chose a song of mine to express these feelings. We must remember that the Wizard is really a cowardly old man hiding behind a curtain with a loud microphone. It takes courage and a song to pull the curtain open and expose him. Good Luck George.”
Don McLean

Traduzi o que me apeteceu e me pareceu interessante daqui: http://www.don-mclean.com/aboutdon.asp

Já não tive capacidade mental para ler tudo o que está na wikipédia, mas a informação parece-me mais completa. A morada é: http://en.wikipedia.org/wiki/Don_McLean

Sem comentários:

Enviar um comentário