2008/06/17

o som de hoje com sermão pastoral

toda a gente passou horas em que andou desencontrado
como à espera do comboio na paragem do autocarro
Sérgio Godinho
quanto mais olho à volta, mais claro se torna que anda tudo trocado, baralhado, desencontrado. tudo à procura de qualquer coisa que nos prometeram. procura-se a felicidade nas embalagens coloridas das prateleiras dos centros comerciais. procura-se aliviar os vazios com topos de gama (tenho um telemóvel topo de gama, mas ninguém me liga, ninguém me chama). aliviam-se as frustrações nos amores fingidos de uma noite que não vamos lembrar. afogam-se as dores (ou as dúvidas) em mares de cerveja. ama-se até à loucura e esquece-se num alzeihmer cada vez mais precoce e poderoso. confia-se que a vida começa quando encontrarmos "aquele" trabalho, quando encontrarmos a "tal" pessoa, quando formos, finalmente, donos e senhores de um T2 com vista para o prédio da frente, quando conseguirmos finalmente ter um carro novo, com "aquele" cheirinho, quando tivermos um filho, quando perdermos aqueles 5 kilos...
perdem-se os pôr e os nascer do sol, o sabor de uma caneca quente de café no conforto de um sofá, um filme com um balde de pipocas, uma paisagem linda o suficiente para a lágrima vir ao olho, a comoção de um velho sentado num banco onde mata o tempo (ou será ao contrário?)... criamos carapaças fortes, onde nada entra. onde ficam as setas que nos atiram. porque não nos magoamos. porque para não nos magoarmos não sentimos.
perde-se tempo à espera. esperamos que a qualquer momento comece a acção. como se tudo fosse um ensaio. como se andassemos em preparação para qualquer coisa maior.
e se calhar...
é mesmo só isto.

7 comentários:

  1. :)
    Muito bom este texto, muito bom mesmo!
    Ah, e em relação à expressão -carapaça, lembro-me da primeira vez que ouvi a expressão.

    ResponderEliminar
  2. olá! Aí está um bom texto e muita coisa do que está aí escrito é bem verdade e real. bjs

    ResponderEliminar
  3. miguelrr: obrigada. e em relação à carapaça, cada um tem a sua! por um motivo ou outro cada um encontra forma de se proteger.

    nuno: :)

    ResponderEliminar
  4. Moi Chéri: Sim eu sei disso.

    ResponderEliminar
  5. Olá! Como está a menina? Beijos e faz força para que Portugal ganhe hoje! beijos

    ResponderEliminar
  6. sorrisocorridinhoomeu.;-)

    ResponderEliminar